ISBN 978-85-9459-109-8
Reflexões acerca da obra “O que resta de Auschwitz:o arquivo e a testemunha”
Sandro Bazzanella (org.)
Uma reflexão atual e necessária
Foi necessário romper o silêncio e a dor das vítimas do nazismo do século passado para promover uma revisão conceitual do que era reconhecido como fonte histórica, pois, a memória dos sobreviventes do Holocausto era o “único registro seguro e confiável” (Cytrynowicz).
As contradições da crise sistêmica que estamos atravessando realimentam comportamentos desumanos e autoritários individualmente, mas também recolocam ameaças de autoritarismo de Estado, semelhantes ou talvez mais cruéis que os do século passado.
Tanto o holocausto quanto as ditaduras são “genocídio estatal”, planejados como política de Estado e financiados com recursos públicos, assim, podemos compreender também a disputa em relação à memória das vítimas da ditadura civil-militar que ocorre atualmente no Brasil, enfim, como diria Halbwachs são “memórias coletivas em disputa”.
Por isso, a iniciativa e coragem do Professor Dr. Sandro Bazzanella em coordenar essa obra A Atualidadede Auschwitz: Reflexões acerca da obra “O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha”, é atual e necessária, trazendo ao público uma reflexão de profunda qualidade teórica e técnica dos autores dos textos, portanto, trata-se de uma contribuição à literatura do tempo presente.
José Roberto Paludo