Thaisa Held e Tiago Botelho (orgs.)
344 páginas
ISBN 978-56-5953-008-3
Refletir sobre o estado para além dos dados tidos como bem-sucedidos do agronegócio é um dever da academia sul-mato-grossense. Isso porque por trás dos números negativos sobre a violação dos direitos socioambientais estão vidas que carregam ontologias e epistemologias desconsideradas, e que poderiam ajudar de forma ainda mais incisiva na construção de um Mato Grosso do Sul plural, diverso e multiétnico.
Os organizadores, desde a escolha do tema central da obra, a seleção e a disposição dos capítulos até o título, trabalharam cuidadosamente para que o leitor e a leitora pudessem desfrutar de uma experiência rica. Lutas por direitos socioambientais em Mato Grosso do Sul convida à discussão de temas relacionados às pautas socioambientais no estado, que, em sua maioria, compreendem conflitos entre os sujeitos por terra, território, meio ambiente sadio, autodeterminação, empoderamento, entre tantos outros atributos de dignidade humana tão negados ao longo do tempo aos sujeitos coletivos e individuais que vivem na e da terra.
A arte da capa é de Epaminondas Pedreira Daltro Júnior, artista corumbaense que encanta a todos com seus quadros expressionistas retratando o cotidiano de Mato Grosso do Sul, sobretudo as paisagens e sujeitos do Pantanal.