PRÉ-VENDA
Fernando Santos da Silva
Vanessa Zinderski Guirado
Cosme Freire Marins
(organizadores)
308 páginas
ISBN 978-65-5953-160-8
Estamos diante de ensaios que versam sobre análises de obras literárias, considerando sempre as questões, os dilemas e os problemas afeitos ao ofício dos professionais da História e das Linguagens. Há textos que abordam as narrativas histórico-literárias em diferentes contextos socioculturais; as estratégias discursivas de fabricação de mitologias pretéritas e contemporâneas; as formas de enquadramento das memórias individuais e coletivas; as denúncias de práticas de opressão e censura presentes nas sociedades; as tessituras da vida pelos conceitos da psicanálise; as formas de aprendizagens por meio das letras; a construção do enredo dos processos históricos; as lutas pelo reconhecimento de diferentes identidades silenciadas; a agenda de combate às desigualdades e ao racismo; os territórios movediços das fronteiras entre o real e a ficção; e a pluralidade das manifestações culturais diante da maquinaria da homogeneização das formas de ser, saber e sentir o mundo.
Nessa obra encontramos dezesseis maneiras (textos) para se enveredar pelo mundo da leitura e os seus potentes sentidos para uma existência intelectual plural, rica e criativa. Com certeza será uma boa companhia para professores/professoras da educação básica; estudantes da graduação e pós-graduação e, sobretudo, pesquisadores de temas da seara das perspectivas histórico-literárias. Quem sabe esse livro ajude-nos a responder as inquietantes questões de Ruth Rocha acerca do desencantamento das crianças e dos adultos, pelo mundo da leitura no processo de escolarização. Boa aventura!
Renilson Rosa Ribeiro
Doutor em História Cultural pela
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)