A Fenomenologia hermenêutica da vida fática de Martin Heidegger (1919-1923)

Código: 9786559531318
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Bento Silva Santos

558 páginas
 

ISBN 978-65-5953-131-8

 

A obra reconstrói analiticamente o caminho de pensamento de Martin Heidegger durante a sua primeira fase de docência na Universidade de Freiburg (1919-1923) na qualidade de professor assistente de Edmund Husserl. Primeiramente, realizamos uma apresentação histórico-sistemática dos primeiros escritos heideggerianos (1912-1916) durante sua formação intelectual com o objetivo de explicitar os jogos de influência dos diferentes paradigmas do pensamento alemão (do final do século XIX e do início do século XX). Em segundo lugar, são examinadas as experiências de pensamento praticadas nos primeiros cursos universitários, onde Heidegger exibe uma  nova concepção da filosofia, compreendida nesse período como ciência originária (Urwissenschaft) hermenêutico-fenomenológica ou ciência originária da vida fática (Ursprungswissenschaft vom faktischen Leben), ainda que haja uma verdadeira luta com o vocabulário para expressar o caminho de pensamento do filósofo alemão até seu opus magnum de 1927 (“Ser e Tempo”) com o consequente deslocamento de uma fenomenologia da vida fática para o projeto de uma ontologia fundamental: “ciência preliminar” (Vorwissenschaft) (1919); “ontologia fenomenológica do Dasein” (1922); “hermenêutica da facticidade” (Hermeneutik der Faktizität) (1923). 

Segundo o próprio testemunho de Heidegger, essas preleções têm por finalidade “uma interpretação sistemática, fenomenológica e ontológica dos fenômenos fundamentais da vida fática compreendida, segundo seu sentido de ser (Seinssinn), como 'histórica' (historisch), e conduzida a uma determinação categorial a partir de seus modos fundamentais de comportar-se no trato com e em um mundo (mundo do entorno, mundo compartilhado e mundo do si-mesmo)” (Gesamtausgabe [= obra completa], volume 16, 44). Em suma: o objetivo da obra consiste em percorrer a gestação da fenomenologia hermenêutica de Heidegger até 1923, mas sem tomar como fio condutor a “reflexão genealógica” na qual os primeiros cursos de Freiburg são lidos à luz “Ser e Tempo” de 1927. De um lado, chama-se fenomenologia porque é devedora sobretudo das Investigações Lógicas de Husserl. De outro lado, denomina-se hermenêutica porque interpreta a vida-no-mundo assim como ela se realiza – isto é, com a facticidade de ser-assim, desta ou daquela maneira –, sem, porém, que a experiência sensível esteja comprometida em sentido teórico-reflexivo. 

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