Otavio Henrique Ferreira da Silva
Marina Murphy Diniz
(Organizadores)
ISBN 978-85-9459-083-1
As respectivas experiências e reflexões que serão apresentadas ao longo deste livro que intitulamos de “Educação para a democracia: projetos inspiradores das professoras e professores do Brasil”, começaram a ser traçadas ao longo de nossa caminhada no Curso Missão Pedagógica no Parlamento 2017, desenvolvido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados. Foi escrita por muitas mãos e se materializa como produto de um conjunto de trabalhos de professoras e professores comprometidos com a educação para a democracia, e mesmo que haja divergências entre nós sobre conceitos e princípios da democracia, esperamos contribuir para que nossas iniciativas possam ultrapassar as fronteiras de nossas escolas e inspirar diferentes ações docentes ao redor do Brasil. A importância desse trabalho está relacionada com a conjuntura política e social brasileira atual, representada por uma grande ofensiva conservadora e neoliberal, que tem afetado de forma negativa cada vez mais as políticas públicas, sobretudo, o direito das crianças, jovens e adultos de terem acesso a uma educação pública, gratuita, laica e com qualidade social. Essas medidas têm reduzido drasticamente os investimentos de recursos estatais em educação pública, congelando as carreiras dos profissionais da educação, privatizando parte do ensino superior das universidades públicas e deixando a população cada vez mais insatisfeita e refém de um sistema político que sofre com a carência de bons representantes.