Eunice Caldas
120 páginas
Posfácio: Eduardo da Cruz
ISBN 978-65-5953-206-3
Quando se fala em escritoras mineiras, os nomes que nos veem à mente costumam ser os de Henriqueta Lisboa, Carolina Maria de Jesus e Adélia Prado. Mas, na verdade, muitas outras também fizeram literatura no estado, só que foram apagadas da historiografia.
Eunice Caldas é uma delas. Professora, escritora e ativista feminista e lésbica, Eunice participou da fundação de associações que promoviam a educação e os direitos da mulher, e publicou inúmeros livros. Dentre eles, um se destaca de forma especial – Anfitrite, de 1924, pelo lirismo sensual e a temática lesboerótica. Há quem considere, inclusive, que tenha sido o primeiro, entre nós, a tratar poeticamente do amor entre mulheres.
Mas tal ousadia custou caro à escritora. Como outras, que também se posicionaram contra os padrões monogâmicos e héteros de seu tempo, Eunice Caldas foi considerada louca e internada em hospícios, onde permaneceu até o falecimento.
Enfim, eis mais uma escritora a ser resgatada! Resta-nos, pois, desejar que esta reedição de Anfitrite seja a mola propulsora para seu renascimento nas letras nacionais e para a literatura de autoria feminina de nosso país!
Constância Lima Duarte