Paulo Fraga da Silva
90 páginas
ISBN 9788594591661
Ao longo de sua vida profissional, Paulo Fraga da Silva sempre integrou as reflexões, os conceitos e as posturas que culminam neste novo e inestimável passo que é o livro “Bioética na Sala de Aula: diálogos e práticas” para aperfeiçoamento e formação de docentes. O volume é um oportuno subsídio para os que refletem, analisam e trabalham na área.
Essa análise se faz cada vez mais presente na evolução dos conceitos de ensino e aprendizagem e o futuro da escola no mundo digital.
A literatura atual sobre o tema chama atenção constante e veemente sobre o “como fazer” face a essa nova revolução que redimensiona e amplia o papel do professor quando visto apenas como transmissor de informações, desconsiderando a multiplicidade de meios as quais os estudantes podem recorrer.
No entanto, o que é incontestável é a função do docente como promotor de discussões, auxiliando no raciocínio e no esclarecimento de dúvidas, além de contribuir para a aprendizagem ativa que envolva a comunidade da sala de aula em experiência produtiva e prazerosa, mantendo um clima democrático com liberdade que respeita as diferenças de opinião e origem de controvérsias.
A leitura deste livro e a análise do material fruto de tantos anos de trabalho em que o autor manteve uma consistente linha de pesquisa e ensino, ouvinte atento à diversidade de ideias e opiniões, servirá para dar instrumentos e valorizar os que aceitam novos desafios e investem esforços para melhorar a educação.
Myriam Krasilchik
Professora Emérita da Faculdade de Educação - USP