José Ernesto de Fáveri
Luiz Eduardo Cani
Sandro Luiz Bazzanella (orgs.)
182 páginas
ISBN 9786559531714
A série “Realidade nacional e crise atual”, como fica claro no título, é formada por dois grandes eixos de análise, de modo que os textos que compõem a série analisam um ou ambos os eixos. O subtítulo é uma provocação formulada a partir da Tese VII sobre o conceito da história, proposta por Walter Benjamin: “nunca houve um monumento da cultura que não fosse também um monumento da barbárie. E, assim, como a cultura não é isenta de barbárie, não o é, tampouco, o processo de transmissão da cultura.” Ou seja, estamos sempre inseridos num contexto em que cultura e barbárie não cessam de se confundir até o ponto em que se tornam indecidíveis – conceito muito importante para Jacques Derrida.
O atual volume trata dos temas: realidade, sistemas de pensamento, liberdade, poder nu, conservadorismo político, violência, desenvolvimento, consciência coletiva, desenvolvimento nacional, subjetivação e sujeição, trabalho intermitente, neoliberalismo e sofrimento psíquico.
Todos esses temas relacionam-se, direta ou indiretamente, ao caldo cultural e ao ethos do golpismo nazifascista que campeou pelas terras tupiniquins durante mais de meia década. Esses elementos contribuíram para a gestão necropolítica dos corpos indesejáveis de “esquerdistas”, “comunistas” e todos os “istas”, reais ou imaginários, perseguidos nessa paranoica luta contra o demônio empreendida pelas extremas-direitas.