Elisabeth dos Santos Tavares (org.)
136 páginas
A Cátedra Latino-americana Paulo Freire, sediada na Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona, foi criada por proposição em evento realizado em junto de 2023, na Convenção Internacional de Varona, realizada em Havana, que reuniu delegados de Alemanha, Angola, Brasil, Chile, Cuba, Colômbia, Espanha e República Dominicana.
A criação da Cátedra traduz o reconhecimento não só de brasileiros, mas especialmente da Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona, ao significado da contribuição do Professor Paulo Freire que há muito se consagrou, como valor nacional no Brasil e como internacional, no mundo inteiro, para a educação e para a sociedade.
Este livro surge como desdobramento dessas atividades, apresentando uma seleção de narrativas construídas em ordem cronológica, a partir das lives realizadas, da produção acadêmica e da nossa participação em eventos de educação levando o pensamento freireano.
Mais do que um registro documental, trata-se de um esforço que visa preservar a relevância dos debates, os aportes teóricos abordados pelos convidados e o espírito dialógico que caracterizou cada encontro.